Puzzle

23376590 1500201410092693 923850124166790839 n

Nunca fui excelente a encaixar peças de «Quebra-cabeças». Talvez porque em criança não tive muitas oportunidades para o realizar.

Na vida quotidiana também lidamos com quebra-cabeças. Há puzzles enormes com múltiplas peças e detalhes ínfimos. É um desafio engraçado e que traz variados benefícios. Algumas pessoas desenvolveram ‘esta arte’ e com rapidez superam o objetivo. Em família é um excelente passatempo.

Experimente quem ainda não o fez.

Na infância desenvolvemos o raciocínio através de muitas atividades que nos são propostas. Os puzzles auxiliam nesta área e também na perceção espacial e visual.

São ótima ferramenta para pais e educadores porque através da brincadeira se trabalha para atingir determinado alvo, criando estratégias, lidando com a resolução de problemas, sucesso ou falhanço, tópicos que se podem trazer para as rotinas diárias da criança.

Dependendo da temática coadjuvam na aprendizagem de conceitos e do mundo que a rodeia. Permitem o desenvolvimento da motricidade fina e da coordenação olho-mão. Quando feitos em conjunto com os pares promovem a cooperação e laços sociais.

Para alguns adultos um hobby. Diz-se que são para todos as idades. Dependendo dos materiais e da complexidade, digamos que há puzzles para todos os gostos, e todos os preços…Há aqueles que originam belos quadros, propiciando aos seus executantes horas de concentração mas também de satisfação.

Na eventualidade de já não saber o que fazer aos que tem lá em casa, lanço a partir de agora uma série de sugestões. Pode doa-los a uma instituição para que sejam úteis para outrem.

E porque não reaproveitar?

Pinte as peças de 2 ou 3 cores e faça uma grinalda para a festa de aniversário dos seus filhos ou para a árvore de Natal. Há ainda enfeites criados a partir de puzzles, com um pouco de gliter e de imaginação, quem sabe nem precisará de gastar dinheiro nos enfeites deste ano.

Além disso é uma atividade que pode fazer com as crianças. Embrulhe um presente com papel craft e junte 2 peças pintadas de preto, escrevendo nelas uma mensagem.

Decore uma moldura com as peças, pode pinta-las ou não.

Anexe 1 clipe a uma peça e faça um marcador de livro.

Elabore uma tela criativa, por exemplo com o troco de uma árvore pode fazer das peças folhas, ou um coração, ou apenas uma composição abstrata.

E assim termino este desafio de escrita que me deu algum trabalho. Refletindo… também somos peças de um puzzle maior, todos somos diferentes. E ninguém é perfeito. Quando falta uma peça, o puzzle já não se conclui, o que me leva a pensar como todos somos importantes.

Tal como Deus nos considera, Ele ama a cada pessoa individualmente. E como num «Quebra-cabeças» vivemos em complexidade. Devemos ter poder de encaixe para ultrapassar situações que nos vão surgindo.

E por vezes, é só mudar o ângulo. E a paciência necessária? Já disse a alguém «Obrigado por seres a peça que me completa?» Eu já…


Foto: internet

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

O brasão da autoestima

Não vimemos na idade média, nem somos guerreiros de atos heroicos. Apesar disso, brasões são ainda usados como tradição, um símbolo familiar. No reino da mente humana existe o brasão da autoestima, um espelho que

Leia mais »

Evoluímos para melhor?

No meu tempo havia cassetes e quando a fita se embrulhava como novelo era uma chatice! No meu tempo havia discos que os adolescentes de hoje querem recuperar dos avós. No meu tempo havia tempo

Leia mais »
Scroll to Top