A menina das Escadas Moockup fundo transparente

Andrea Ramos

A Menina das Escadas

A menina das escadas fará uma viagem rumo à libertação da culpa, trauma e abuso e à cura das feridas emocionais. 
O amigo improvável será o seu aliado numa missão.

Duas histórias numa só, uma mãe não conformada com o silenciar do abuso, decide dar voz às vítimas onde a coragem será como renovo no meio da devastação.

Uma história de coragem um percurso, uma viagem

Para Explorar!

Livro juvenil para a prevenção do abuso sexual infantil e dignificar as vítimas de abuso. Este livro, para além de uma história criativa a que ninguém fica indiferente, poderá ser também uma excelente ferramenta de apoio aos pais, educadores ou professores que queiram ajudar a proteger as crianças do abuso sexual para juntos erguermos a nossa voz na defesa das crianças.

… tenho de cuidar de ti, quero ver-te saudável...

«O amigo Pássaro ficou quieto, calado e os seus olhos estavam estranhos! Ela aproximou-se dele e percebeu que ele tinha o bico e as patas quentes. Ele suspirou. - Ó meu bom amigo, estás a ficar doente? Bem me parecia no outro dia… Desculpa, eu sei que isto é muito difícil, ainda mais para um Pássaro… tenho de cuidar de ti, quero ver-te saudável, não te posso ver doente, nem te posso perder! Ainda para mais chegou o outono. Deita-te aqui na almofada.» Pág. 53

passaro doente A Menina das escadas
mao menina balao A Menina das Escadas

...as palavras estavam encurraladas dentro da sua boca, era mudo.

«Certa vez, um menino pequeno subiu os degraus e foi ter com a Menina das Escadas. Ele entregou-lhe o seu balão. Ela ficou preocupada que ele estivesse perdido e percebeu que as palavras estavam encurraladas dentro da sua boca, era mudo. Trocaram piscadelas de olhos, gesticularam com o corpo e com as mãos, até que ela entendeu a mensagem. Achou aquele gesto tão bonito que gravou o nome daquele menino no degrau.» Pág. 63

Estava abrigada nas asas do amigo Pássaro.

«O inverno apressava-se. Num dia de frio intenso, a Menina chorava copiosamente. Estava abrigada nas asas do amigo Pássaro. O céu, cinzento. Ele tentava ajudá-la na sua dor, pois sabia que apesar dos seus esforços, ainda continuavam a acontecer abusos. A joaninha hibernou. Pairava no ar o fumo de castanhas assadas do assador perto da paragem de autocarro. Nem a água lhe crescia na boca. A mala estava quase a abarrotar. Ela sentava-se em cima dela para não deixar voar as cartas, pois uma ventania vinha a fazer-se sentir.» pág. 66

Menina sentada na mala A Menina das escadas
Gaiola Fundo Transparente 1

A gaiola não te prendeu.

«A luz, por pouca que seja, há-se manifestar-se nas asas de um pássaro, numa candeia acesa. O passado não moverá o futuro. As circunstâncias não ditarão o ser. Que esta história sirva de inspiração para cada um descobrir o seu valor. Acreditar, persistir e nunca desistir! Voa, voa bem alto Pássaro de Luz! A gaiola não te prendeu.»

Candeeiro Fundo Transparente 1

O que diz quem já leu o livro

" O livro tem uma narrativa cativante e a medida que a fantasia encontra com a dureza da realidade torna a leitura mais leve e constrói uma relação de esperança diante do tema uma vez que apresenta passos práticos para se tratar sobre o assunto."

Cauê Páscoa

Ilustrador do livro " O Meu mundo...de papel"

Leia os testemuhos completos abaixo

Na escola há um projeto de 10 minutos a ler e depois de ler o livro todo, tinhamos de fazer um trabalho. Na apresentação, eu comecei a fazer o resumo do livro e a professora de português começou a chorar.
No final a professora perguntou se eu ofereceria o livro a alguém e porquê, e eu disse que sim, que ofereceria porque as pessoas têm de entender que o mundo não é um mar de rosas e ela concordou comigo!
Depois perguntou me onde comprar o livro e eu disse - To You 😃
Ao fazer o resumo do livro frente à turma e à professora, quando eu disse que a menina tinha sido violada, a professora tirou os óculos e começou a chorar ....”
A mãe da menina:
“A Cloe gostou do livro num todo , diz que é viciante😍
No entanto, a parte que lhe tocou mais foi o capítulo UMA DURA REALIDADE: UMA HISTÓRIA DA ATUALIDADE”

A Menina das escadas

Este livro tem uma escrita fluída, é fácil de ler, eu li todo num só trago, levei um bocadinho menos de duas horas.

O livro aborda uma problemática muito actual dos nossos dias, O ABUSO SEXUAL ele é sobretudo informativo.

Conta uma história de superação, tem duas personagens principais, uma menina que vive numa escada, é uma criança que todos olham e ninguém vê, todos lhe sorriem, mas ninguém a quer, no livro nunca aparece o seu nome ela é simplesmente a menina das escadas, um dia ela conhece um lindo pássaro de penas cintilantes e os dois cimentam uma grande amizade, aliados põem em prática projetos de sensibilização para esta problemática.

Recomendo a pais, às nossas excetíssimas crianças, a todos os técnicos de saúde, aos agentes educacionais docentes e não docentes e a todo o público em geral.

Pode ler, este livro não tem efeitos secundários e tem algo de curativo!

Passei por diversas emoções, indo do incômodo com os relatos de abuso, ao fascínio com a relação da menina com o pássaro e a busca por ajudar outras crianças. A relação de amizade dos dois é linda e empolgante.
Achei muito giro o fato de tratar o abuso como um monstro e mostrar que o abusador também carece de cuidados.
Achei o livro impactante e esclarecedor principalmente aos pais, através dele pode-se ter um melhor entendimento da importância da educação sexual e que está deve-se começar em casa com um diálogo franco, sincero e afetuoso entre pais e filhos.
O livro tem uma narrativa cativante e a medida que a fantasia encontra com a dureza da realidade torna a leitura mais leve e constrói uma relação de esperança diante do tema uma vez que apresenta passos práticos para se tratar sobre o assunto.
Achei uma ótima maneira de abordar o tema, tem coisas técnicas e de lei, e ações de enfrentamento claras sem se tornar uma cartilha.

“Ler "a menina das escadas", foi para mim um desafio maior do que pensava.
É um livro escrito de uma forma muito simples e vai direto ao assunto.
Mas aborda um tema muito duro, como os abusos sexuais cometidos contra crianças.
Ainda que uma obra pequena, mas o li em duas vezes, por um lado, porque não conseguia parar de o ler, por outra, porque precisei de fazer uma pausa, devido à natureza do assunto que aborda.
Podemos contar com a leveza do uso da fantasia, que nos traz esperança para um futuro melhor.
Tendo crescido num ambiente de violência doméstica, creio que Deus usou este livro para me curar de coisas que ainda estavam no meu coração e me deu clara perspetiva de que, como adultos, somos responsáveis pelos mais novos nas mais variadas maneiras, mesmo que nso sejam da nossa família.
Ensinou-me a estar mais atenta aos sinais que outros podem estar a transmitir diariamente,sem nos apercebermos de que poderão não estar apenas a chamar a atenção, mas a revelar algo errado nas suas vidas.
Recomendo vivamente este livro, como outros desta autora, os quais acredito serem de grande inspiração e cura para a alma.”

O livro “A menina das Escadas” é, antes de mais, um alerta para a sociedade, em geral, e para os pais, em particular, sobre o abuso sexual infantil. Acreditamos que quando escolhemos não ignorar o problema mas agir em defesa de quem não se pode defender, avançamos mais um passo para a abolição de injustiças e para que a vítima que defendemos possa ser a última vítima daquele abusador. É um livro didático para dar bons conselhos aos nossos filhos: que partes não devem ser tocadas, como pedir ajuda, saber dizer não e, acima de tudo, compreender que a vítima não tem culpa! Boa leitura!

Querida Andrea, já li o livro e gostei muito. É um nó na garganta e um murro no estômago de tão real e difícil de aceitar.
Ao mesmo tempo, uma leveza de ver um assunto tão difícil escrito e partilhado de forma tão doce e tão bonita, deixando um caminho de esperança de que podemos mesmo fazer a diferença.
Obrigada 🙏🏼
E tenho como intenção usar o livro para alguns projetos que tenho em mente.
Muito sucesso e estamos juntas neste propósito ❤️
Obrigada mais uma vez

Olga Ilustradora

O que diz a ilustradora do livro...

A Menina das Escadas
Este foi um dos trabalhos mais desafiantes que ilustrei. No meu trabalho desenho aventuras, risos e liberdade e dou cor a todos eles.
A menina das escadas é uma história diferente, fala do medo, do silêncio, fala de monstros. Reinventei toda a forma como trabalho na ilustração, tirei a cor mas não tirei a esperança que a Andrea salpicou aos poucos no decorrer da história. Há um pássaro que saltita aqui e ali, que está atento, que transforma uma história cinzenta num verde esperança numa aventura se lhe quisermos chamar, mas numa aventura de resiliência, de força.
Voa passarito!

Olga Neves
Ilustradora da Menina das Escadas

Scroll to Top