Muda o Meu Nome

Andrea Ramos

(Muda) O Meu Nome

O Livro (Muda) O Meu Nome integra a categoria literatura infanto-juvenil e educativa. Trata-se de uma edição de autor e é uma obra solidária para com o Lar de Betânia e para com a Associação Família Conservadora.

Numa tentativa de resgate de valores esquecidos para a família, nasce a história de uma adolescente que, nas férias de verão, vive um mistério dentro da sua casa, mas sobretudo no seu íntimo.

A autora escreve assim a história de uma menina que procura vivamente a sua identidade. Um contraste à ideologia de género.

A presente obra é recomendada a pré-adolescentes, adolescentes e a todos os educadores. Trata-se de uma ferramenta de evangelização. Pretende a difusão de valores como a pureza, integridade, altruísmo, entre outros.

Para Explorar!

Este livro para além da sua história inspiradora e alguns retratos da vida real de uma pré-adolescente poderá ser também uma excelente ferramenta de apoio aos pais, educadores ou professores que queiram abordar importantes valores que se estão a perder no meio da nossa sociedade.

Sementes do Bem

A título de exemplo no capítulo IV poderá explorar o valor da amizade e levar o adolescente a refletir sobre este assunto:

̶  Francisca, os meus pais ensinaram-me que ser família é estar juntos quando as coisas correm bem ou correm mal. Por isso, mesmo que algum dia tenhamos que mudar de casa e viver mais apertadinhos, como estamos agora aqui as duas,

Ramos, Andrea. (Muda) O Meu Nome (p. 20).

- Renata, quanto mais exercitamos fazer o bem, mais ele aparece ao nosso redor. Imagina que estavas a pôr sementes na terra, sementes do bem. O que iria nascer?

Ramos, Andrea. (Muda) O Meu Nome (p. 23).
Captura de Tela 2022 03 14 às 10.54.58
Captura de Tela 2022 03 14 às 10.41.07 1

Deus Conhece teu Nome

No Capítulo V é desvendado o significado do nome da menina. O nome é a marca que carregamos durante toda a vida e, esse faz parte da nossa identidade. Explorar esse tema poderá ser uma descoberta incrível na vida da pessoa.

̶  Porque só agora perguntaste! E se Deus conhece o nome de cada uma das estrelas do céu, muito mais sabe o teu, minha estrelinha!  ̶  profere o pai, levantando-se do sofá.

Ramos, Andrea. (Muda) O Meu Nome (p. 28).

Verdade que Liberta

Existe uma semelhança muito grande entre mentir e omitir e, por vezes, para escaparmos à dura realidade de ser confrontados, recorremos à omissão. Este será sempre um tema que levantará inúmeras questões. Poderá explorá-lo no capítulo IX:

̶  Sim, Francisca.  ̶  afirma Renata com cara de sabichona  ̶  Não era uma palavra mas, três. «Verdade que liberta»! Pensei logo nas alturas que menti aos meus pais. Mas, quando lhes contava a verdade, sentia-me livre como um passarinho.

Ramos, Andrea. (Muda) O Meu Nome (p. 47).
Captura de Tela 2022 03 14 às 10.58.06
2 1 1

Sobre a autora

A escrita é algo que a preenche desde cedo. Participou em duas edições do Currículo «Tás com Deus» e é coautora do livro «Ser Mulher» (Edições NA). Partilha com os leitores os seus textos e poemas em Escrever Porquê (Facebook).

Vive a inquietude da perceção do potencial não aproveitado das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Sentindo-se inspirada por Aquele que lhe dá a criatividade, nasceu a história de uma adolescente que procura vivamente a sua identidade, tendo lançado a obra (Muda) O Meu Nome em Portugal a 25 de novembro de 2020 e nem uma pandemia a impediu de realizar um grande sonho!

Comentários

O que diz quem já leu o livro

Veja mais alguns depoimentos de quem indica o livro
(Muda) O Meu Nome

Scroll to Top