
Andrea Ramos
Zezé, o miúdo guloso
A Aldeia Serena nada tem de pacato! Um rapaz destemido e a sua bela amiga vão viver aventuras juntos, e mesmo sem saber, ele parte em busca de outro tipo de equilíbrio!
Uma tal de Sra. Dúvida, pronta a enganar qualquer menino ou menina, anda sorrateira a perturbar. Que porta o Zezé lhe vai fechar?
As perguntas na cabeça do Zezé são mais que muitas!!!!!!!!!!!!!!:
- Viver para comer ou comer para viver?
- Dar ouvidos aos meus pais ou fazer orelhas moucas?
- Ser egoísta é fixe ou consigo agir diferente??
- Obedecer vai trazer-me alguma sensação?
- Mentir e omitir pra conseguir o que eu quero, ou vale a pena dizer sempre a verdade pra viver mais e melhor a minha realidade?
Que respostas o Zezé encontrará?
Para Explorar!
Uma vida regrada e equilibrada dá-nos a chance de não cair em excessos. Para tudo na vida precisamos de equilíbrio. Este livro para além da sua história inspiradora e divertida, poderá ser também uma excelente ferramenta de apoio aos pais, educadores ou professores que queiram promover estes valores na infância e juventude.
Viver para comer ou comer para viver?
Hum… Zezé, ainda esta semana tivemos uma conversa e combinámos que deverias ter mais cuidado com a tua alimentação. Açúcar em demasia é prejudicial para a nossa saúde. São excessos, meu filhote. Digo-te a mesma coisa pela forma como andas de bicicleta. Eu bem te vi a cavalgar daquela maneira.


Dar ouvidos aos meus pais ou fazer orelhas moucas?
O Zezé saiu da bicicleta e veio a pé, como se arrastasse uma multidão, pois não queria ouvir o ralhete da mãe. Ele não entendia por que é que, às vezes, desobedecia aos pais. Parecia uma força igual à força com que ele pedalava. Ele não sabia de onde vinha essa força. Outras vezes, uma voz buzinava na sua cabeça: «Tem cuidado e não andes tresloucado», «Muito chocolate, vais ver o embate».
Ser egoísta é fixe ou consigo agir diferente?
Ele não queria mais semear coisas que lhe traziam consequências más, que fazem os pais ficarem tristes com o seu comportamento. Ele não queria mais semear o egoísmo junto dos colegas, não queria mais mentir ou ocultar… até porque a verdade tinha sabor a gelado de verão com pepitas de chocolate.


Sobre a autora
A escrita é algo que a preenche desde cedo. Participou em duas edições do Currículo «Tás com Deus» e é coautora do livro «Ser Mulher» (Edições NA). Partilha com os leitores os seus textos e poemas em Escrever Porquê (Facebook).
Vive a inquietude da perceção do potencial não aproveitado das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Sentindo-se inspirada por Aquele que lhe dá a criatividade, depois de lançar a obra (Muda) O Meu Nome em Portugal em 2020, lança agora Zezé, o miúdo guloso, que traz a história de um rapaz destemido e a sua bela amiga vivendo aventuras juntos.