Professor Real

22228456 1462739517172216 6080480609316497204 n

Lembro-me do respeito que existia na escola antigamente. Cada um na sua função, aluno e professor, sem atropelos. Um professor, figura importante na educação. Pode e deve ser uma inspiração. Recordo a minha professora primária que estimulava os alunos a serem bons alunos em todo o sentido das palavras, vinha para o recreio com os alunos, brincava connosco.

Hoje o cenário é diferente. Parece que a figura do professor saiu do estado de graça. No entanto, quero elogiar todos quantos têm o real papel de professor. Não vou falar dos que têm deslizes ou dos que se possam sentir infelizes na sua função.

Dizem que os bons professores fazem as coisas complicadas parecerem simples, tratam os alunos com gentileza, são honestos, não têm problemas em tecer elogios, riem com os seus alunos. Assumem as suas falhas, sabem pedir desculpa.

Acompanham as motivações dos seus alunos, sonham juntos. E são sonhos grandes. Desenvolvem um clima de paz e harmonia. Os seus alunos ficam com vontade que chegue a aula seguinte. São professores criativos que trabalham com um fim, por uma causa, a causa do aluno, a causa da sociedade.

Um professor deve estimar o seu aluno. O tempo que passam juntos deve ser agradável, prazeroso. Porque afinal não é o líder da aula que deve dar o exemplo? Diz-nos Augusto Cury que «um professor influencia mais a personalidade dos alunos pelo que é do que pelo que sabe». Como é que um docente depressivo pode ajudar os seus alunos na sua autoestima e autodomínio?

O sucesso não é exclusivo do aluno. Poder observar um aluno feliz e realizado deve suplantar qualquer gratificação.

Ser professor é respeitar o ritmo de cada criança, adolescente ou jovem, estimulando ao conhecimento e ao pensamento criativo. É um professor que pergunta e espera pelas respostas. Gera alunos conscientes, responsáveis.

Ele inspira, acredita, ajuda e confia. Ficará para sempre na memória dos seus alunos.


Dedicado aos meus amigos docentes no seu dia. Foto: internet

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

1 opinião sobre “Professor Real”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Poema do meu país que se chama Portugal

Sentimentalismo, emoções amplificadas, a poesia, o escorrer da alma. Desde 1999 que o Dia Mundial da Poesia se celebra anualmente. O acentuar das palavras que contrasta com palavras ocas. Apoderarmo-nos do poder da linguagem para

Leia mais »

A glória é para o Senhor

Sou pequena, simAliás, não sou nada(reduzo-me a pó)O meu Deus é grandeO contraste nada igualaSem Ele eu pereçoÉ claro, nada mereço!Sua infinita misericórdiaSeu imenso amor e perdãoJá abrange todo o meu coração. Poderei ao mais

Leia mais »

Somos Humanos

Somos humanos. Somos gente de algum lado, de alguma terra. Somos feitos da mesma matéria. Nascemos da mesma forma, todos caminhamos para o dia da morte. Muitos acham que Deus não existe. E têm esse

Leia mais »

Artigos Recentes

Redes Sociais

Scroll to Top