Ouro

22366832 1466265296819638 2213631993298612154 n


Há algum tempo tirei uma fotografia a uma montra – de ouro!

Quando pensamos em ouro que associações fazemos? Que imagem nos vem à cabeça?

Um metal nobre, usado principalmente na confeção de joias. É sinal de realeza. Desde a antiguidade e até aos dias de hoje podemos encontra-lo em determinados símbolos, na arca da Aliança (Velho Testamento), em moedas, na aliança do casamento, na medalha dos jogos olímpicos que premeia o primeiro lugar e em tantos outros objetos.

Expressões há…«Tu vales ouro»; «Um amigo vale ouro»; «A palavra vale prata mas o silêncio vale ouro»; «Nadar em ouro»; «A peso de ouro»; «Ouro negro»; «Nem tudo o que reluz é ouro».

Podemos ainda apelida-lo de áureo ou dourado.

Algumas figuras célebres como Bob Marley, Mahatma Gandhi, William Shakespeare ou Benjamim Franklin deixaram-nos frases célebres empregando a palavra ouro.

Quanto às reservas de ouro de Portugal a nível mundial, estamos no 13º lugar.

Também a Bíblia apresenta várias referências, note-se um dos exemplos que atenta para a importância da beleza interior:

«A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus». (1 Pedro 3:3-4).

Porém, há um princípio que pretendo destacar: A regra de ouro. Trata-se da expressão atribuída a um princípio que Jesus ensinou: «Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.» Mateus 7:12. Esta incita-nos a demonstrar o amor ativo.

Já pensou nisto? Cada ação nossa em benefício dos outros. Porque afinal queremos o bem para nós!?

Assim, que a nossa conduta diária seja de ouro puro! Uma montra fina, elegante, graciosa e aprazível. Fica o desafio…


Foto: Andrea Ramos

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Um Novo Tempo

Vou no autocarro. As máscaras, felizmente já não tapam rostos. Também já não escondem sorrisos, não servem mais para amparar lágrimas, esconder o nariz vermelho de tantas assoadelas ou ocultar herpes. Sinto-me estranha, esquisita. Talvez

Leia mais »
mundo

Um mundo às avessas

Noticias que nos surpreendem cada vez mais. Atrocidades contra a vida humana. Não dá para entender tanto horror. E isto de pessoas para pessoas…Já não há amor? Compaixão? Não deviam os governos apelar ao civismo,

Leia mais »

O brasão da autoestima

Não vimemos na idade média, nem somos guerreiros de atos heroicos. Apesar disso, brasões são ainda usados como tradição, um símbolo familiar. No reino da mente humana existe o brasão da autoestima, um espelho que

Leia mais »
Scroll to Top