Deus deu-nos a visão

pexels photo 7683023 Mikhail Nilov


Hoje celebramos o Dia Mundial da Visão, um dos 5 sentidos. Como está a nossa visão? Clara? Turva? Alheada? Algumas pessoas necessitam de óculos e outras de cirurgias para melhorar a sua visão. Precisaremos ver com os olhos interiores aqueles que sofrem?
A data criada pela OMS atenta para os perigos da deficiência visual e da cegueira. Também nos alerta o ditado popular «O pior cego é aquele que não quer ver». O que estamos a ver? O que fazemos para com quem não vê? Apoiamos? Guiamos?
O salmista olha para os montes e faz uma pergunta: «de onde me virá o socorro? Há momentos da vida assim, onde procuramos ajuda, socorro. Ele, talvez em profundo desespero, exercita a sua fé, dizendo: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.» Salmos 121:1-2 ARC. Este Senhor, o Deus criador, misericordioso, poderia socorrê-lo.
No livro de Mateus pode ler-se o relato do milagre de Jesus relativamente a dois cegos: «Senhor, queremos que se abram os nossos olhos» e em várias passagens Bíblicas podemos ler sobre ter visões, ou seja, o que é percepcionado como sonho ou revelado visualmente.
Existem diversos pensamentos sobre a visão. «As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.» (Leonardo da Vinci). Foi Molière quem disse: «Deveríamos olhar demoradamente para nós próprios antes de pensarmos em julgar os outros.» e «O olhar indiferente é um perpétuo adeus.» (Malcolm Chazal)
Assim, deixo-vos alguns desafios:
Tirar uma fotografia que motive uma pessoa, enviá-la de forma a gerar alegria no coração.
Orar. Podemos olhar com os olhos espirituais e pedir ao Senhor que socorra quem padece de algum problema (físico) com respeito à visão.
Agradecer a Deus pelos olhos, pela capacidade de ver tudo o que nos rodeia.
Doar: a quem carece de fazer uma operação à vista, muito dispendiosa.
Por último, lembrar que devemos cuidar da saúde dos nossos olhos. Existem alimentos que atuam na prevenção de problemas oculares como exemplo, os que têm vitamina C e peixes ricos em ômega 3. Praticar exercício físico, higienizar os olhos e consultar periodicamente um especialista, são algumas dicas para cuidar daquela que é considerada a janela da alma.

Foto: Mikhail Nilov – Publicado na página Mulher Criativa

Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste texto, por quaisquer meios, sem prévia autorização, por escrito, da autora.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top