Vamos falar de autoestima em 12 dias?
Uma obra para adolescentes que os ajuda a ter mais autoestima!
Um livro já considerado best-seller em Portugal!
Por vários dias, vou deixar algumas dicas para você que tem adolescentes em casa, poder ajudá-los a ser mais felizes consigo mesmos.
Alguns adolescentes dizem que os pais não deixam ser quem eles são e não confiam em si. Falámos na publicação anterior sobre comunicação e como ela é importante para o relacionamento entre pais e filhos.
Enquanto pais não podemos criar os filhos adolescentes da mesma forma como quando eram crianças. A adolescência é uma fase de transição para a vida adulta. A mudança é notória e é a sua presença que ajudará o adolescente a perceber que é algo natural. Nem tudo é perfeito. Nem os pais nem os filhos.
Cria expectativas quanto ao seu filho? Em quantas casas existem discussões feias, dizendo o que não se quer em vez de palavras de afirmação? Deixe que o seu filho se sinta amado. Valorize-o.
Nunca o compare com o irmão ou irmã. Lembre-se que cada adolescente é diferente, perceba as suas preferências e respeite a sua personalidade.
Seja genuíno. Aja com o coração.
Quando não se supre a necessidade de amor, eles vão procurá-lo noutros lugares.
«Não existe ingrediente maior para o crescimento do que o amor» H. C. & J. T
Já notou como ele é uma vida única? Respeite a sua individualidade. Aceite-o, mesmo que não aprove o seu comportamento, dizendo «tu és meu filho e nunca te vou rejeitar, irei amar-te, independentemente do que aconteça» – este é o amor incondicional. O seu amor incondicional fará a diferença na vida do seu adolescente!
Esteja com ele nos momentos menos bons e nos momentos felizes.
Tem medo de dizer «Eu amo-te»? Nunca tenha medo de dizer ao seu filho que o ama, com palavras carinhosas. Expresse amor de forma significativa e com regularidade. O amor trará paz. O seu amor dar-lhe-á a segurança que ele carece.
Escute o seu adolescente ativamente, revele interesse no seu discurso, nas suas histórias.
Saiba quanto o toque afetivo conta, como o caso do abraço.
Se necessário, escreva cartas e bilhetes de encorajamento, expressando o vosso sentimento como pais.
Peça a opinião dos seus filhos, incluindo-os nas decisões. Reconheça erros e peça desculpa.
Os pais desta história (Muda) O Meu Nome desenvolvem uma estratégia: revelar o seu amor à filha, proporcionando segurança emocional.
Elogiam a filha pelo seu esforço, celebram as suas conquistas, reconhecendo o progresso e fazem-lhe surpresas especiais.
Dedicam-lhe tempo de qualidade, conversam, partilhando histórias pessoais ou que transmitem mensagens de superação e amor, riem e promovem atividades juntos. Acolhem as suas frustrações e tristezas, sendo compreensivos, dando um ombro amigo. Dão-lhe apoio, estando lá para ela, no que ela precisa e mostram interesse nos seus hobbies.
São pais constantes na demonstração de amor e a filha sente-se amada e valorizada.
Deixe os seus comentários e se gostar, envie aos seus amigos.
Ofereça esta história aos pais de adolescentes e promova a leitura como meio de melhoramento do relacionamento entre eles.
Leia o texto anterior acerca de autoestima: https://www.andrearamos.pt/como-comunicar-com-o-adolescente/