Agricultor por um dia

agricultor andrea ramos foto de pixabay
Pixabay

Comprei uma horta vertical. Plantei legumes já que o dinheiro da carteira desparece no supermercado como ladrão silencioso. Plantei também flores para iluminar o jardim e obrigar-me a sorrir. O telemóvel como espectador, acrescento-lhe poemas como desabafo.

A sabedoria do povo instrui-nos. Ensinemos provérbios aos mais novos! «Em abril sacha e semeia que o céu te abençoa e te remedeia.»; «Abril, frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.»

agricultor andrea ramos

Todos os dias espreito a horta, antevejo saladas e sopas, num apetecer de medir os centímetros. Mente aliviada, comida aromatizada, redução do sal.

«Não há saúde sem saúde mental» é o slogan do SNS. Estudos científicos revelam que a horticultura e a jardinagem trazem benefícios atuando como método terapêutico. Um passatempo vitaminado que, consequentemente, gera diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão. Sendo a ansiedade reação ao stress do dia-a-dia, medo percecionado como ameaça, revelada preocupação por aquilo que ainda não aconteceu mas que se vê negativo, é tempo de agricultura!

Transforma-se a casa, alimentação sem agrotóxicos e semeia-se autocuidado no coração. O foco transfere-se para a satisfação de testemunhar o florescimento. As preocupações desaparecem naqueles instantes. Desacelera-se o ritmo, fala-se com as plantas, os passarinhos fazem-nos companhia e um lençol de paz salpicado de gratificação estende-se cá dentro.

A ligação com a natureza é ancestral. Previne ida ao hospital? Sabemos que «A Natureza criou os prazeres, o homem criou os excessos». Se «cada um colhe o que semeia» está na nossa mão colher o que semeámos.

agricultor andrea ramos foto de lisa fotios
Lisa Fotios

Existem oficinas direcionadas a pais e filhos que promovem atividades pedagógicas ao ar livre colocando-os em convivência com a natureza.

O dia nacional do agricultor será a 17 de maio. «A Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), em conjunto com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) leva a cabo uma discussão sob o tema «Soberania Alimentar e Agricultura em Portugal».

No site do CAP  (Agricultores de Portugal) encontramos cursos de Produção biológica e agricultura sustentável, um mote para desempregados. Existe o Prémio à instalação por Jovem Agricultor facultado pela AJAP (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal) destinado a pessoa entre os 18 e 40 anos.

A academia Semear desenvolve um «programa sustentável de inclusão social que promove a empregabilidade e integração socioprofissional de jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento».

Num país adoentado, voltemos à terra mãe, ela gera de graça, sacia o estômago e floreja a mente.

agricultor andrea ramos foto de greta hoffman
Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

2 opiniões sobre “Agricultor por um dia”

  1. Rute Fernandes

    Muito bonita a reflexão, querida amiga.
    Continua a semear as tuas palavras e pensamentos de esperança!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Um Novo Tempo

Vou no autocarro. As máscaras, felizmente já não tapam rostos. Também já não escondem sorrisos, não servem mais para amparar lágrimas, esconder o nariz vermelho de tantas assoadelas ou ocultar herpes. Sinto-me estranha, esquisita. Talvez

Leia mais »
autismo conscientização versus ação Andrea Ramos

Conscientização versus Ação

(Estou incrédula e em choque! Há semanas escrevi este texto e passado uns dias, uma criança autista é atropelada!) «A sala não tem tamanho suficiente para trabalhar particularmente com a criança. Falta muita formação especifica

Leia mais »

O dia a seguir

Vejo o sol nascer e tenho vontade de renascer. Vejo a família a crescer como a nata do leite a ferver. Vejo os livros na estante com vontade de os ler. O meu dia seguinte,

Leia mais »
Scroll to Top