A falta de autoestima e as suas consequências

ilustracao Sara Calaim Muda o meu nome Andrea Ramos

A adolescência é um momento importante e encarado de forma problemática para alguns jovens.

A identidade é um traço que convém percepcionar. As transformações que ocorrem a vários níveis podem trazer vulnerabilidade.

Esse é chamado o caminho entre a infância e a fase adulta.

As ideias e vontades individuais brotam intensamente.
É uma fase de crise de ansiedade, conflitos interiores, com os pais e algumas vezes, depressão.

Os padrões sociais são ídolos, requerem imitação, reprodução. A comparação diz que o adolescente não é tão bom quanto o modelo. O adolescente quer ser aceite e a aparência é dado relevante no seu dia a dia.

Infelizmente, alguns deles procuram enquadrar-se, não compreendem os conselhos e experiência dos pais porque os seus modelos estão à distância de um toque na tecla do telemovel.
A autoimagem, autoestima podem estar enviesadas conduzindo a comportamentos prejudiciais, mutilações, dependências, fobias, crises de pânico.

O adolescente vê o mundo com as suas próprias lentes. Se ele não tiver boa relação consigo mesmo, pode não acreditar em si e desistir facilmente. A falta de maturidade desencadeia crenças limitantes.

A saúde emocional é premente! Cuidar das emoções e o fortalecimento da maturidade!

Se os adolescentes aprenderem a gostar de si, não olhando os defeitos como defeitos mas como algo que faz parte de si, das suas características; se eles se percecionarem como seres únicos, começam a acreditar mais em si, abandonam as comparações, começam a ter amor próprio e confiança.

Assim, os adolescentes devem ser incentivados à compreensão das próprias emoções, cura de traumas da infância, aprendizagens por detrás da dor, conhecendo-se de modo profundo, criando bagagem, trazendo novos significados para a sua vida.

#mudaomeunome Um livro ilustrado por Sara Calaím, já considerado best-seller em Portugal!

Precisamos de ajudar os adolescentes a encontrar o seu lugar no mundo! Precisamos de prevenir a depressão e o suicídio! Uma obra para adolescentes que os ajuda a ter mais autoestima! São os próprios adolescentes que afirmam!

Se quiser adquirir o livro, entre em contacto.
Este foi o 4º texto sobre autoestima. Se quiser ler mais:
https://www.andrearamos.pt/como-promover-a-autonomia-do-adolescente/

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Missão cumprida

Quantas vezes percebemos jovens que não sabem o que fazer no futuro? O dilema de escolher um curso universitário vem à tona à medida que se aproxima o final do secundário. A depressão, a ansiedade,

Leia mais »

Artigos Recentes

Redes Sociais

Scroll to Top