Como promover a autonomia do Adolescente?

lancamento Muda o Meu Nome 1

Seja um pai ou mãe que promove a autonomia e independência de forma gradual.

Aos poucos, o seu adolescente pode tomar decisões. A responsabilidade cresce à medida da sua faixa etária. Deixe que ele integre as decisões na família.

A confiança de que é capaz é importante. Deixe-o fazer. Explique e não implique ou complique. Permita que desenvolva as suas próprias competências. Se ele cometer erros, faz parte da vida e do desenvolvimento.

As palavras de motivação, quais são? faça-as sair da sua boca.

A confiança e a certeza de que ele consegue fazer as coisas também crescerá. Se nunca lhe der a chance de fazer porque diz logo que vai dar errado, está a perder a oportunidade de ele amadurecer. Não seja por isso, demasiado controlador. Incentive-o a questionar.

O filho não é o pai e o pai não é o filho. Lembre-se que ele é único!

Que conquista já celebrou hoje, do seu filho?

Os pais da Renata, a protagonista do livro (Muda) O meu Nome, desenvolvem uma estratégia: fazer atividades e tarefas com a filha, por exemplo, na cozinha e na jardinagem, experienciando diversos momentos juntos, incentivando-a em todo o seu potencial criativo e nas suas paixões e interesses.

Eles sabem que a filha está num processo de crescimento e respeitam isso. Capacitam-na quanto a compromissos e responsabilidades.

Estes pais também promovem as relações sociais, deixando lugar para as amizades saudáveis, permitindo que a melhor amiga da filha venha para a sua casa, tenham momentos divertidos, únicos. Como tal, relevam a amizade.

Eles são o exemplo da filha, desejam que seja autónoma e oferecem apoio emocional.

Uma obra para adolescentes que os ajuda a ter mais autoestima!
Um livro lançado no final de 2020, em plena pandemia (como se verifica na foto), é já considerado best-seller em Portugal!

Quando lancei este livro, uma educadora de infância logo me disse: «Pensas que escreveste este livro só para os adolescentes mas os pais e professores têm de ler este livro».

Ao realizar a sessão do livro nas escolas, é incrível o que os professores me dizem, que tenho de continuar e que deveria ir a todas as escolas incentivar os adolescentes.

Sei que os faço pensar. Estou lá por eles, para que possam decidir melhor a sua vida futura, fazendo melhores escolhas, tendo por base, a consciência do seu enorme valor.

Acompanhe o blog. Serão 12 dias a falar de autoestima. Este foi o terceiro.
Leia o anterior:
https://www.andrearamos.pt/como-revelar-amor-ao-filho-adolescente/

Se quiser ver outros temas abordados, envie-me sugestões.
Para adquirir a obra, faço envios pelo correio.
Se gostar do que escrevo, partilhe com os seus amigos.

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

2 opiniões sobre “Como promover a autonomia do Adolescente?”

  1. Eberson Daavid

    Excelente texto!

    Que Deus continue a abençoar seu ministério, sua vida e toda sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Redes Sociais

Scroll to Top