Ludoteca: brincadeira precisa-se!
Resumo:
Na sociedade actual, a criança necessita de jogar e brincar e de ter tempo livre para tal. É um direito seu. O jogo infantil constitui-se agente fundamental para o desenvolvimento a todos os níveis, no âmbito da educação não-formal. Transformações familiares alteraram a vivencia lúdica das crianças.
As Ludotecas facultam respostas à sociedade onde o brincar é a palavra de ordem e a livre escolha por parte da criança é uma certeza. A Animação Sociocultural na infância prima por educar no ócio utilizando o jogo como recurso educativo e metodologia de intervenção.
Palavras-chave: Criança / Educação / Jogo / Animação
A criança é “todo o ser humano menor de 18 anos, salvo (…) atingir a maioridade mais cedo” (Unicef, 2004);
“revela imaturidade” (Vários, 2008); quando nasce, é um ser frágil, reclama cuidados físicos, psíquicos e atenção.
Anela ser amada, depende temporariamente dos adultos, e é sujeita a regras/normas de conduta eleitas pelas estruturas de socialização. Ana N. alude à família e à escola como constituintes das bases do processo educativo e de socialização (Almeida, 1998).
A “educação é (…) um longo processo através do qual a pessoa adquire múltiplos elementos que formam ou transformam a sua personalidade, com o fim de desenvolver potenciais faculdades e tornar-se autónoma” (Morissette, Gingras, 1990:26). A Unesco contempla “quatro pilares da educação: o saber, o saber-fazer, o saber-estar e o saber-ser” (U. C. GARE, 2009). À medida que a criança experiencia diversas vivências, na escola ou fora dela, estar-se-á perante educação.
A educação escolar é díspar da familiar, dado à sua estrutura e formalismo. No que concerne ao processo educativo, é “informal (através dos pais ou de qualquer outro adulto disposto a dar lições) ou formal (…) efectuado por uma pessoa ou grupo de pessoas socialmente designadas para isso” (Savater, 1997:27).
A educação não-formal rege-se por processos/instituições que facultam o aumento de saberes/capacidades e expõe objectivos educativos traçados fora do âmbito escolar.
Com a entrada da mulher no mundo do trabalho, as crianças, segundo Sampaio, normalizaram-se, tal como a fruta. “Dantes, por lá ficava e demorava pelo menos o tempo de duas estações, para crescer e amadurecer bem” (1994). Outrora, a criança corria/saltava/jogava, etc.
Hoje, a realidade é a TV, a Internet ou a sala de aula, em prol das exigências da sociedade do conhecimento! “Muitos pais e educadores consideram a TV como uma distracção sã (…) e, em certos casos, educativa” (Gerin, 1965). Mas, a porção de horas e as condições em que é vista podem ser prejudiciais: pelo isolamento, sedentarismo, passividade ou pela “ausência de oportunidades para utilizar la imaginación” (Greenfleld, 1985:60).
Por imposição, as crianças já “não amadurecem naturalmente” (Sampaio, 1994). Amontoará apenas saberes? A criança “não é um recipiente que devemos encher, mas um fogo que é preciso atear” (Savater, 1997).
A criança deve ter direito ao tempo livre, ao repouso e à participação em actividades de cariz cultural/artístico (Unicef, 2004). Também a L. B. do Sistema Educativo Português denota a ocupação criativa dos tempos livres como um vector elementar da educação extra-escolar. É premente ceder tempo livre à criança para que preencha as suas vasilhas de riso, de experiências e de criatividade – a brincar aprenderá a crescer!
Diversos autores têm-se debruçado acerca do tempo livre, no qual “escolhemos fazer ou não fazer o que queremos, e não aquilo que os outros nos impõem ou sugerem”. (Araújo, 2009). Lazer/ócio indica o conjunto de ocupações em que o indivíduo se diverte/repousa e representa toda a actividade que se gosta de fazer; “Sinonímia de folga” (Villar e Sales, 2003).
O grande tributo da Animação Sociocultural é o de educar no tempo de ócio, desenvolver actividades de cariz lúdico-pedagógico e “implementar uma ideia de revolução relacionada à quebra da monotonia e à construção de uma ideia radical de liberdade de escolha” (Melo, 2007). “Através do estilo educativo da Animação, a pessoa faz desabrochar as suas sementes, mobilizando as energias presentes no seu interior” (Jardim, 2002:29). A Animação Infantil no ócio “promove o prazer do indivíduo enquanto realiza uma actividade” (Trilla, 2004:208).
A criança cumula tensões/imposições que carece superar. É no acto de jogar/brincar que transpõe as frustrações, integra as relações sociais, evolui, conhece a sua individualidade, o meio e os outros – e é reconhecida.
O jogo amplia a participação e aumenta o bem-estar. Possibilita o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual. É “um dos meios mais importantes de aquisição das diferentes situações vitais, de aprendizagem de tipos de comportamento” (cit. Cabral, s/ data).
O brinquedo faz as delícias dos mais novos, transporta-os à fantasia, propicia o experimentar diversos papéis e facilita a descoberta do mundo.
Brincar ajuda a estimular os sentidos, a adquirir competências, a apreciar sensações, a ganhar domínio sobre o corpo e estimular a imaginação. “A criança é como uma planta. Uma planta sem sol não dá flores; uma criança que não brinca estiola” (Olivier, 1976:10).
Por outro lado, existem populações sem recursos económicos para a aquisição de jogos/brinquedos. Outra questão prende-se com a sociedade consumista na qual vivemos. A publicidade encarrega-se de apontar ao mundo infantil brinquedos sem qualidade/inadequados. Ao mesmo tempo, assiste-se ao reduzir de espaços nos meios urbanos para a criança brincar.
As Ludotecas infantis favorecem “o desenvolvimento integral da criança através da habilitação para (…) o prazer de ócio” (Trilla, 2004:209) assumem revelo tal que importa atentar ao papel que podem cumprir na sociedade.
Ludoteca designa “instituição onde as crianças podem conviver e brincar, utilizando os brinquedos que lhe são emprestados” (Vários, 2008), e tem “como prioridade desenvolver a personalidade da criança” (Solé, 1980:31). Potenciadora do jogo infantil, da sua valorização pedagógica, lugar de brincadeiras e de literatura para os diversos gostos, reveste-se como solução ao nível de espaços apropriados, seguros, da adequação de brinquedos e de material lúdico.
É por excelência local que transfere à criança liberdade de escolha e espontaneidade, favorece a exploração, a partilha e o convívio; onde esta pode encontrar pares, aceder aos brinquedos, independentemente da sua classe económica.
Em tempos modernos, Ludotecas precisam-se!
O Animador Sociocultural pode accionar intervenções pedagógicas no âmbito do lazer/cultura, pois a criança “é território virgem, no qual podemos lançar sementes que, uma vez criadas raízes, se desenvolverão por si próprias” (Mónica, s/ data:17).
Assim, as Ludotecas como complemento da educação formal, pela função educativa do jogo/brinquedo e no âmbito da ocupação dos tempos livres, são um meio de reduzir as desigualdades sociais e facilitar a aprendizagem, porque: o lúdico “da sabor y gusto a la vida” (Ander-Egg, 2007:370).
Por fim, tempo de brincar/jogar, momentos prazerosos vividos intensamente pela criança, onde estão? A desvanecer? Vale a pena reflectir…
Referências bibliográficas
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Foto: Mitch Kesler
Publicado Revista Práticas de Animação Ano 4, nº 3 «O prazer (perdido) de ser criança»
http://revistapraticasdeanimacao.webnode.pt/sumario/