Histórias com História: Sofia e MyMoyo

WhatsApp Image 2022 10 09 at 09.52.41 1

O meu nome é Sofia Figueiredo nasci em 75 e coordeno o grupo My Moyo desde 2017, 2 anos após vir viver para Torres Vedras. Nasci em Lisboa, uma infância e juventude cheia de liberdade e sonhos, era apaixonada e defensora fervente dos animais.

Trabalhei toda a vida na área da beleza, como representante das maiores marcas de luxo, até me mudar para a zona Oeste, quando cheguei estava com mais tempo disponível para fazer algo na parte da solidariedade, tinha pensado em trabalhar voluntariamente com crianças inadaptadas e enquanto esperava pela resposta, uma amiga falou-me de um projeto que costuravam vestidos e calções e entregavam de forma gratuita em países de economia frágil, eu tinha algumas luzes de costura e tinha muita vontade, porque era algo bonito e criativo, fiz os dois primeiros vestidos e falei da ideia à Dra. Nélia, que trabalhava na altura com o Banco do voluntariado na câmara municipal de Torres Vedras, que rapidamente fez acontecer, em Junho de 2017 iniciei com meia dúzia de voluntárias que se prontificaram em apoiar e desde essa altura tem sido um crescente, 3 meses após recebemos as primeiras fotos, com os primeiros vestidos entregues numa missão em São Tomé, e desde ai nunca mais se parou.

Se pudesse fazer mais, eu fazia uma casa de acolhimento para jovens e crianças órfãs, onde a criatividade, a musica, a dança e as artes fosse uma constante e que lhe desse asas para sonhar e para viver com alegria.

Esta missão não é nada só apenas com a minha vontade, as peças mais importantes de toda esta roda viva são as minhas voluntárias, as que costuram, todas as pessoas e empresas que nos apoiam, as boleias que entregam o que produzimos e todas as associações e missões que fazem um magnifico trabalho no terreno, são estas pontes que tornam o nosso trabalho possível.

Não aceitamos donativos em dinheiro, porque acreditamos que com o bem doado, todos se sentem mais dentro da missão, todos gostam de ver o seu donativo, produzido e entregue, por isso mesmo é que tiramos fotos a tudo o que é doado desde que nas condições exigidas, e fazemos questão de ter fotos ou vídeos de todas as entregas, percebendo obviamente que nem sempre é possível, muitas das vezes para proteger quem recebe.

Nós tentamos abraçar causas que aumentem competências e nas quais acreditamos, gostamos de ser livres nas escolhas dos projetos que abraçamos e das parceiras que fazemos, não excluímos ninguém. Desde que correspondam ao nosso sentido de missão e aos nossos valores. Queremos projetos, honestos, com valores claros, com pessoas verdadeiras, com vontade em fazer parte, mesmo que ainda não tenha as competências. Com sentido de missão e do outro. Sempre que um donativo chega ao seu destino, que chega a crianças e mulheres, que sorriem para uma foto, o sentimento é de missão cumprida, é uma sentimento que enche o coração, nunca estive numa entrega, nem sei se alguma vez estarei, mas sei que mesmo longe vou deixando um bocadinho de mim e do meu legado.

Não é o que faço profissionalmente, mas se pudesse seria o que fazia a tempo inteiro.
Existe um enorme espirito de sacrifício e de missão porque desde o inicio do projeto que trabalhamos numa sala emprestada uma vez por semana pela junta de freguesia que nos obriga a encavalitar todo o nosso material e produção em 2 armários, em 2019 foi pedido outro tipo de instalações, nem que fosse uma sala, ou espaço que fosse só nosso para que semanalmente não tivéssemos que tirar tudo e voltar a arrumar mas ainda não foi possível, o que torna tudo semanalmente muito penoso, continuamos a acreditar que um dia teremos uma sala na cidade de Torres Vedras a que possamos chamar de nossa.

O My Moyo é como em Suaili diz é o meu coração, o coração de todos nós, são artigos costurados cheios de amor e carinho para doar a quem deles necessita. Para mim o My Moyo, é o melhor de mim, é o meu legado, é a minha missão, é o que me faz feliz. São as minhas pessoas, as minhas crianças, as minhas voluntárias, o My Moyo nasceu de uma pequena vontade em fazer a diferença na vida de cada um de nós. E acredito que todos os dias faça essa pequena diferença na vida de alguém.
(18/4/22)

WhatsApp Image 2022 10 09 at 09.52.46
WhatsApp Image 2022 10 09 at 09.52.41 2
WhatsApp Image 2022 10 09 at 09.52.41
WhatsApp Image 2022 10 09 at 09.55.43


Atualmente, o projeto tem novas instalações!
Av. 5 de Outubro n30, loja 15, Torres Vedras.

Visite, participe nesta causa solidária!

Graças à Câmara Municipal de Torres Vedras, o espaço foi cedido! Todas as pessoas envolvidas no projeto agradecem!
Assim, muito obrigada à Sr.ª Presidente Laura Rodrigues pelo gesto de generosidade, por entender a real necessidade. Estamos gratos também ao Sr. Rui Lopes, Sr. Secretário da Presidência. BEM HAJA!
Por último, deixo-vos com a frase motivadora deste projeto MyMoyo, citando Rafael Magalhães, a qual é representativa das fases e desafios desta missão:

«Não tinha quase nada além de fé. Foi o suficiente.»

Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste texto, por quaisquer meios, sem prévia autorização, por escrito, da autora.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top