Evellis Magazine – Coração aprisionado???

Coracao Aprisionado

Como está o seu coração? Repleto de marcas?

Por vezes sente-se isolada, tristonha, sem saber qual o rumo a dar à sua vida?

Ou a ansiedade a inibe de viver o seu dia-a-dia prazeroso? É esta a imagem que concebo quando penso na expressão coração aprisionado.

Um coração que não se pode exprimir verdadeiramente, que está amarrado. Uma carga emocional elevada fá-lo chorar? As más influências levam-no a direções perigosas ou não o deixam clamar? (Provérbios 15:13).

Pensemos no coração a que Bíblia alude para designar a fonte das nossas emoções e as mais profundas aspirações pessoais. Vejamos a partir de agora o coração, não como músculo mas, sim, como o centro do nosso eu. (Lucas 6:45)

Geralmente somos maus avaliadores de nós próprios. (Jeremias 17:9; Provérbios 21:2) Se todas nós pudéssemos ter um medidor dos níveis de felicidade do coração ou do seu stress, talvez percebêssemos qual o seu real estado. Em cada limite, soava assim o alerta e tomaríamos as devidas providências. 

Proponho que faça um auto exame ao seu coração. 

A Bíblia é a Palavra de Deus e através dela podemos conhecer o que Ele pretende para a humanidade. De facto, lá encontramos «medicação» preventiva para o coração, a fim de que este não desfaleça ou não se aventure em caminhos arriscados.

Desafio-a a conhecer Deus de modo íntimo. Só Ele é libertador. Entenda que por mais tristeza, pecado, ansiedade, ou problemas que o seu coração esteja a enfrentar, Ele a ama incondicionalmente. Sim, sem reservas, sem mas ou talvez.

Nada o fará mudar de ideia quanto a esse facto. Ele quer o seu coração para o encher de amor, está de braços abertos para a receber e nem sequer pensa mal de si!

«Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.» (Jeremias 29:11-13)

A fé é o elemento que precisa para conceber esta realidade. Apesar de não conseguirmos ver Deus, podemos conscientizar da sua essência e «achá-lo». Como? Falando com ele.

Fique sozinha no seu quarto, feche os olhos e se quiser ainda pode dobrar os seus joelhos em sinal de reverência. Admitindo que Ele a escuta, abra as grades do seu coração aprisionado, solte-o e comece por expor o que está lá dentro, entregue-lhe as suas preocupações. (Mateus 6:6) 

Julga que a dor do seu coração não pode ser apaziguada? Sente-se cativa? Saiba que Deus «Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.» (Salmos 147:3). 

Esse coração escravizado pode sofrer uma ação transformadora. Deus alcança os mais profundos interesses e intenções do ser humano. Ele consegue escutar o que o seu coração sente, mesmo os segredos nele, enterrados. Só Ele pode dar-lhe um novo coração (Ezequiel 36:26). Admita as suas faltas. O seu coração liberto por Jesus proporcionará um contexto de vida diferenciado, ficando este mais sensível ao Espírito de Deus. (João 8:32)

Deus tem planos para o seu coração e pode mudar o curso da sua vida. «Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.» (Deuteronómio 6:5). 

Remova todo o entulho que o estava a obstruir. Obedeça a Deus para que o seu coração rejubile. «Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.» (Salmos 119:2.) 

Com o seu novo coração verá a sua vida de modo diferente. Perscrute as coisas boas com que ele se tem deparado a cada momento. 

Note, há uma promessa sobre os limpos de coração, aqueles que ambicionam ter o seu coração puro. (Mateus 5:8) Peça a Deus que o purifique. (Salmos 51:10)

Na presença de um coração revigorado, eis que surge o canto (Efésios 5:19), as confusões dissipam-se (Romanos 5:5) e a sabedoria será o seu cunho (Colossenses 3:16).

Por fim, não se esqueça de estimar o seu coração pois «Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23)

Experimente ver cada momento da sua vida como uma oportunidade para crescer e desenvolver um coração virtuoso (Filipenses 4:8).

Texto publicado na Evellis Magazine Portugal na Rubrica Floresco em Março de 2017, pág 97

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

resultados

A solidariedade em Ação

Resultados da 1ª edição Amo pessoas. Penso em cada vida como arte. Desde cedo que eu reflito acerca da solidariedade. Penso nos mais fracos, nos excluídos, nos que estão sós, nas pessoas tristes, nas crianças

Leia mais »

Artigos Recentes

Redes Sociais

Scroll to Top