«O sonho comanda a vida» diz-nos António Gedeão no seu poema Pedra Filosofal. A arte de sonhar! Quem gosta de inventar, sair da caixa, da rotina, apelidamos artista, com sentido depreciativo. «Primeiro estranha-se, depois entranha-se».
Não me canso de ouvir «They can say, (…) it all sounds crazy (…) I’ve lost my mind»* Ideias criativas parecem loucas, alguém teve de sonhar e ousar! Thomas Edison, um dos maiores inventores. Beethoven estudava música durante horas ao dia; a tragédia não os impediu.
11 são os tipos de arte. A música embala a alma, a dança arranca-nos do sofá. A pintura ensina o passado, o teatro extravasa-nos. A literatura, faço-a copo de água, o papel, meu companheiro amigo. O cinema instrui, a fotografia traz-nos memórias. O Festival de BD terá a sua 33º edição. Estilo Japonês, Mangá. Desengane-se quem pensa que os jogos eletrónicos não são arte. Entretenimento e diversão para todas as idades. A arte digital inclui gifs, animações, toda a linguagem usada por computadores.
A arte deposita partículas de prazer nas nossas emoções.
As crianças que têm sonhos definidos nem sempre os encontram acolhidos. Sentem-se à parte. Não se ensina que sonhar é uma arte. É a vontade de se exprimir, fazer o que se gosta. Nos contextos de miséria, violência, autoritarismo, enclausura, o sonho não é permitido. Elas vão crescendo, conhecem apenas um cenário.
Depois vêm os ídolos, a ilusão. A comparação mente aos adolescentes que nada valem e nunca chegarão ao sucesso ou à realização de um sonho. Modelos de perfeição são exibidos nos ecrãs. Começam a definir-se pela palavra lixo. Porém, são arte! Olhos coloridos, vontades diversas, cabelos, corpos, mentes dissemelhantes. Tanta riqueza! Assinatura que os diferencia!
A medida do sucesso. A quantas pessoas criativas a fama lhes tirou a vontade de viver? Depressão, stress, ansiedade, substâncias nocivas. Para conseguir o que se almeja não basta talento. Trabalho, suor, sacrifício, deixar coisas para trás, lágrimas. Não valorizar o que se tem leva-nos a dar passos de caranguejo. E quando o que se tem é mau, há que sonhar que um dia o quadro mudará. Lutar para ser diferente, agir de modo distinto. Entender que o valor está na pessoa. Valorização pela dignidade.
Quem deseja a morte, já deixou de sonhar. A mortalidade por suicídio cresce. Três pessoas ao dia em Portugal (INE). Para alguns, estar vivo dói.
Encontrar formas de arte nunca experimentadas? Inventar um aparelho detetor de depressões… talvez ajudássemos a encontrar estratégias para viver sem doer e sim, com prazer. Um detetor de silêncios condoídos para escutar sem julgar!
No outro dia, um menino revelou-me um dos seus sonhos, ter uma mochila. O sonho de outra menina é ser professora de crianças autistas. Conheci uma senhora com obesidade mórbida que só queria ir a lisboa, porém não cabia na ambulância. Se ajudarmos jovens a sonhar, preveniremos o suicídio? Se a arte nos acompanhar, seremos mais felizes?
«I think of what the world could be/ A vision of the one I see/ A million dreams is all it’s gonna take/ A million dreams for the world we’re gonna make»
*(feat. Hugh Jackman & Michelle Williams) A Million Dreams, The Greatest Showman.
2 opiniões sobre “A arte de ser e a arte de sonhar”
Sim Andrea, sonhar é preciso! E também é necessário sermos leveza para conseguir elevar as âncoras que nos impedem de florescer nesses sonhos com muita persistência pois a mesmice é um dardo muito usado pelo inimigo e precisamos de lutar contra esse fator subtil mas tão impeditivo! Obrigada pelo alerta! Abraço SL
Isso mesmo. Obrigada pelo seu comentário!
Ajudo crianças a sonhar e famílias a incentivar os seus filhotes. Ando nas escolas a falar sobre sonhos de vida…