A arte de ser e a arte de sonhar

A arte de ser e arte de sonhar foto de Julia Avamotive

«O sonho comanda a vida» diz-nos António Gedeão no seu poema Pedra Filosofal. A arte de sonhar! Quem gosta de inventar, sair da caixa, da rotina, apelidamos artista, com sentido depreciativo. «Primeiro estranha-se, depois entranha-se».

Não me canso de ouvir «They can say, (…) it all sounds crazy (…) I’ve lost my mind»* Ideias criativas parecem loucas, alguém teve de sonhar e ousar! Thomas Edison, um dos maiores inventores. Beethoven estudava música durante horas ao dia; a tragédia não os impediu.

11 são os tipos de arte. A música embala a alma, a dança arranca-nos do sofá. A pintura ensina o passado, o teatro extravasa-nos. A literatura, faço-a copo de água, o papel, meu companheiro amigo. O cinema instrui, a fotografia traz-nos memórias. O Festival de BD terá a sua 33º edição. Estilo Japonês, Mangá. Desengane-se quem pensa que os jogos eletrónicos não são arte. Entretenimento e diversão para todas as idades. A arte digital inclui gifs, animações, toda a linguagem usada por computadores.

a arte de ser e de sonhar foto de caio

A arte deposita partículas de prazer nas nossas emoções.

As crianças que têm sonhos definidos nem sempre os encontram acolhidos. Sentem-se à parte. Não se ensina que sonhar é uma arte. É a vontade de se exprimir, fazer o que se gosta. Nos contextos de miséria, violência, autoritarismo, enclausura, o sonho não é permitido. Elas vão crescendo, conhecem apenas um cenário.
Depois vêm os ídolos, a ilusão. A comparação mente aos adolescentes que nada valem e nunca chegarão ao sucesso ou à realização de um sonho. Modelos de perfeição são exibidos nos ecrãs. Começam a definir-se pela palavra lixo. Porém, são arte! Olhos coloridos, vontades diversas, cabelos, corpos, mentes dissemelhantes. Tanta riqueza! Assinatura que os diferencia!

A medida do sucesso. A quantas pessoas criativas a fama lhes tirou a vontade de viver? Depressão, stress, ansiedade, substâncias nocivas. Para conseguir o que se almeja não basta talento. Trabalho, suor, sacrifício, deixar coisas para trás, lágrimas. Não valorizar o que se tem leva-nos a dar passos de caranguejo. E quando o que se tem é mau, há que sonhar que um dia o quadro mudará. Lutar para ser diferente, agir de modo distinto. Entender que o valor está na pessoa. Valorização pela dignidade.


Sonhar é para todos, não há idade. Idosos aprendem a ler. Um livro que se escreve. Deixar a cidade, ir para o campo,. O economista que faz teatro. A viagem de sonho. Adoção. Pintar a vida pela arte, modelar o amor.
A arte de sonhar é intimista. Como ensiná-la às crianças?


Quem deseja a morte, já deixou de sonhar. A mortalidade por suicídio cresce. Três pessoas ao dia em Portugal (INE). Para alguns, estar vivo dói.

Encontrar formas de arte nunca experimentadas? Inventar um aparelho detetor de depressões… talvez ajudássemos a encontrar estratégias para viver sem doer e sim, com prazer. Um detetor de silêncios condoídos para escutar sem julgar!

No outro dia, um menino revelou-me um dos seus sonhos, ter uma mochila. O sonho de outra menina é ser professora de crianças autistas. Conheci uma senhora com obesidade mórbida que só queria ir a lisboa, porém não cabia na ambulância. Se ajudarmos jovens a sonhar, preveniremos o suicídio? Se a arte nos acompanhar, seremos mais felizes?

«I think of what the world could be/ A vision of the one I see/ A million dreams is all it’s gonna take/ A million dreams for the world we’re gonna make»

*(feat. Hugh Jackman & Michelle Williams) A Million Dreams, The Greatest Showman.

Assinatura-Andrea-Ramos

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte, sem prévia autorização da Autora.

Partilhe:

2 opiniões sobre “A arte de ser e a arte de sonhar”

  1. Sónia Luis

    Sim Andrea, sonhar é preciso! E também é necessário sermos leveza para conseguir elevar as âncoras que nos impedem de florescer nesses sonhos com muita persistência pois a mesmice é um dardo muito usado pelo inimigo e precisamos de lutar contra esse fator subtil mas tão impeditivo! Obrigada pelo alerta! Abraço SL

    1. Andrea Ramos

      Isso mesmo. Obrigada pelo seu comentário!
      Ajudo crianças a sonhar e famílias a incentivar os seus filhotes. Ando nas escolas a falar sobre sonhos de vida…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Missão cumprida

Quantas vezes percebemos jovens que não sabem o que fazer no futuro? O dilema de escolher um curso universitário vem à tona à medida que se aproxima o final do secundário. A depressão, a ansiedade,

Leia mais »

O dia a seguir

Vejo o sol nascer e tenho vontade de renascer. Vejo a família a crescer como a nata do leite a ferver. Vejo os livros na estante com vontade de os ler. O meu dia seguinte,

Leia mais »
aparencias

Aparências

«(…) O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.» I Samuel 16:7 Quando olhamos para algo ou alguma situação, tecemos comentários, fazemos julgamentos. É tão

Leia mais »

Artigos Recentes

Redes Sociais

Scroll to Top