Uma ideia original de Andrea Ramos.
Objetivos: Desenvolver laços entre filhos e pais, incentivar a criatividade, despertar a empatia. Encorajar as crianças e pré-adolescentes a novas experiências através do estímulo à leitura, ao pensamento crítico e à realização de atividades diferenciadas.
As histórias são saudáveis e divertidas, abrem a porta a soluções reais. Vamos a isto?
Autor: Jordi Amenós
Editor: Fragmenta, 2016
Coleção: Pequena Fragmenta, 5
ISBN: 9788415518358
Dimensões: 24 x 28 cm
Nº Páginas: 40
Idade Recomendada: + 7 anos
Quando queremos encontrar um livro físico sem o adquirir, onde vamos? À biblioteca. É aí que por empréstimo podemos ler as histórias. Disponível na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, foi aí que o tomei por empréstimo.
Outra opção, no caso dos adolescentes e crianças é verificar se o livro está na biblioteca da escola.
No caso de professores bibliotecários, quem sabe fazer a aquisição para a sua biblioteca.
No entanto, deixo aqui um link, onde podem escutar esta história.
1. Lê a história a uma criança mais nova.
2. Descobre qual é o significado do nome Paulo.
3. Escreve todas as palavras que rimam com montanha.
4. Constrói um jogo de memória em papel – luas, estrelas, planetas, sol, nuvens.
5. O que é que vês, todas as noites?
6. Desenha o teu animal de estimação no mesmo estilo do ilustrador.
7. Qual foi o teu brinquedo preferido?
8. Descreve o que observas a partir da tua janela de casa.
9. Durante 1 ano, fotografa sempre a mesma árvore e repara nas diferenças.
10. O que sabes sobre as fases da lua?
11. Escreve um texto acerca da ilustração da página 11 (o menino segreda enquanto passa a mão no pelo do cão).
12. Observa as estrelas com a tua família, a partir de um local com pouca iluminação.
13. Que palavras rimam com vaidosa? Faz um jogo com os teus colegas de escola para ver quem diz mais palavras.
14. Que malefícios o fumo das fábricas causam ao ambiente?
15. Descobre tudo sobre sardinhas.
16. Visita com a tua família o planetário da marinha. https://ccm.marinha.pt/pt/planetario
17. Desenha todos os tipos de bolas que conheces.
18. De onde vem a baunilha?
19. Prepara uma receita com a tua família que contenha este ingrediente, por exemplo, Flans de maçã, banana e baunilha.
20. Faz uma lua em papel e pendura-a no teu quarto. Podes usar papel fluorescente.
21. Que situações já te deixaram preocupado?
22. Quem te pode ajudar nessas situações?
23. Imagina uma lua bem diferente… usa a criatividade. Como seria?
Ficarei muito feliz se me enviares os comentários, as descobertas que fizeste, o poema, textos e as fotos das atividades realizadas, para o e-mail:
[email protected]
2 opiniões sobre “Onde está a lua? – Sugestão de atividades”
Ótimas dicas. Sempre bom ter ideias do que fazer. Obrigada
Muito obrigada, Michelli. Ideias, isso mesmo. Não basta tê-las, há que executá-las.