Pais são modelos importantes!
Sim, demonstram ser um modelo de comportamento positivo.
Os adolescentes aprendem mediante observação.
Os pais revelam valores e atitudes essenciais e instruem aptidões sociais.
São modelo de como lidar com os desafios da vida, como resolver problemas e lidar com as frustrações.
São exemplo quanto aos relacionamentos saudáveis, na base de um ambiente afetivo.
Os pais devem incentivar clima de respeito, compreensão, amor, retidão e paz. Seja modelo de autoestima estimule a comunicação aberta e promova relações saudáveis.
Quantas vezes ridicularizou o seu filho? (Pois, é isso é terrível!)
Quantas vezes ele mesmo o surpreendeu a si, pois no seu intimo julgava que ele não era capaz? Não mate a autoestima! Deixe as sementes do elogio crescerem na sua própria mente para poder semeá-las no coração do seu adolescente.
Reconheça cada etapa, cada mérito, cada esforço, cada coisa em que ele se empenhou. Seja especifico, detalhista. Seja sincero.
Uma simples frase, ainda que na brincadeira mas que sabe que vai machucar o seu filho, pode detonar a sua consciência. Há brincadeiras e gozações que não fazem sentido. Conheça muito bem o seu filho.
Perceba que ele está a crescer e a aprender. Cada dia é importante.
Para um adolescente com baixa autoestima, quando alguém o valoriza e denota a sua competência, são grãos de amor que o farão sentir-se mais feliz e com vontade de aprender.
Seja um educador gentil, desenvolva empatia, incentive às boas maneiras, ser caridoso e tenha senso de gratidão.
O livro (Muda) O Meu Nome como ferramenta de trabalho para pais:
Uma obra para adolescentes que os ajuda a ter mais autoestima!
Um livro já considerado best-seller em Portugal!
Os pais desta história #mudaomeunome desenvolvem uma estratégia: valorizam a filha, explicam-lhe os sentimentos maus que ela sente em relação a si mesma, como os pode suplantar e elogiam as suas pequenas conquistas. Além disso, monitorizam o uso da tecnologia, elaborando planos para executar outras atividades em família. Permitem que a filha exiba os seus trabalhos pela casa, passam tempo com ela, preparando-a para o futuro. São pais amorosos e positivos.
Se quiser adquirir o livro, entre em contacto.
Leia o quarto texto desta série de 12 dias para falar sobre autoestima:
https://www.andrearamos.pt/a-falta-de-autoestima-e-as-suas-consequencias/
2 opiniões sobre “Como os pais pontuam a autoestima nos seus filhos adolescentes?”
Infelizmente, muitos pais são os primeiros culpados da baixa autoestima dos filhos. Quando são vítimas de bullying na escola já estão a revelar falta de preparação pelos pais e, caso se prolongue no tempo, denúncia défice na proteção.
Também muitos pais desconhecem os ambientes escolares e, por isso, não sabem como proteger ou preparar os filhos perante cada situação.
Falta-lhes conhecer estas partilhas de exemplos e de indicações úteis para se munirem de instrumentos de educação e proteção dos filhos.
Muito obrigada, querida Sónia. Partilha com outros pais…