Biografia
Olá!
O meu nome é Andrea Ramos, nasci em Águeda a 25 de outubro de 1976. Quem não se lembra da TV a preto e branco, do Bell e Sebastião, da Candy Candy e das Aventuras do Tom Sawer? Da coleção de livros de bolso Formiguinha e das Histórias sem tempo? Época das brincadeiras na rua e do jogo da macaca nos intervalos da escola?
Sei ordenhar uma vaca. Voz contralto há muito, em coros. Tenho dois filhos e um cão. Gosto de ouvir histórias, do azul e de natas do céu.
Em criança apresentei um espetáculo. As enormes redações indiciavam a tendência de escrita. Aos 12 anos foi publicado o meu primeiro texto. Uma adolescente a escrever poemas em cadernos de linhas e a recitá-los a adultos, onde é que já se viu? O meu desenho ‘solidariedade’, contemplado com o prémio de originalidade. Apresentei um monólogo para toda a escola e colecionei blocos de papel ilustrados.
Comecei a trabalhar muito cedo, tendo de interromper os estudos. Casei, vim para Torres Vedras, trabalhei no comércio e regressei aos estudos em pós laboral.
A arte, a minha paixão, assim como as pessoas. Ingressei num curso superior que tem tudo a ver com pessoas – ânima – vida, a Animação Sociocultural (ESELx – Escola Superior de Educação de Lisboa). Estagiei na Ludoteca Girassol, Unidade de Cuidados Continuados – Encarnação e Clube Sénior – Câmara Municipal de Torres Vedras. Depois, fiz o CAP e investi em formações.
Lecionei durante vários anos a Disciplina de EMRE. Fiz voluntariado da Leitura (RBE, PNL) e frequentei o curso de Ministérios Infantis (MEIBAD). Desenvolvi iniciativas em escolas na promoção de relacionamentos saudáveis, intergeracionais, nas vertentes criativa e social e na prevenção de dependências.
Colaboro com algumas organizações, Adonia, OM, Parque Discovery, EurECA, APDASC. Integro o comité de referência do Global Leadership Summit. Coach no Teenstreet Europe e formadora na Comacep. Em 2009 surgiu a empresa Masterfruits. Criei o Projeto Solidário Pintas de Felicidade e fiz voluntariado no Desafio Jovem.
Escrevi para as revistas Novas de Alegria e Evellis Portugal (‘Floresco’ e ‘Crónicas da Né’). Coparticipei nos Currículos Tás com Deus e na obra Ser Mulher.
Em 2019 ingressei no Curso de Gestão das Organizações Sociais pela AESE Business School de Lisboa.
A escrita nunca esteve distante. Pediam-me para escrever um livro de poesia. A partir de 2020 nasceram outro tipo de filhos, os meus três livros, (Muda) O Meu Nome/ Zezé, o miúdo guloso/ O meu mundo… de papel). Todas as obras são solidárias para ajudar projetos e são ilustradas porque a cor é imprescindível na minha vida!
Desde então, transmito valores às camadas jovens, incentivando ao autocuidado, a escolhas saudáveis, à autoestima e ao respeito pelo outro. Registei a minha própria marca O Bando da Escrita e partilho com os meus seguidores fotos e eventos em Escrever Porquê,
Desenvolvi o Programa Cozinha Esta Ideia direcionado a pais, o qual tem dado frutos nos relacionamentos familiares. Faço mentoria de escrita, ajudando pessoas que também têm a paixão pela escrita e que objetivam escrever um livro. Recentemente, o Megafone (JP) publicou várias crónicas minhas. Realizo programas interativos com crianças, adolescentes e jovens em escolas, bibliotecas, ATL, livrarias e tenho marcado presença em Feiras do Livro.
Atualmente, alunos da Escola profissional Árvore, Porto fazem um estágio comigo no âmbito do curso de Animação 2D/3D. E como a escrita é o meu esquimó ao sol, a criatividade não me deixa em paz e os pensamentos voam alto, mais histórias estão a caminho…
Bibliografia
Obras Literárias
Em 2020 Andrea Ramos lançou o livro (Muda) O Meu Nome, que vai já na segunda edição. Em 2021 lançou o livro Zezé, o miúdo guloso. Recentemente, em 2022, lançou O Meu Mundo… de Papel. Os 3 livros se inserem na categoria infantojuvenil.

(Muda) O Meu Nome
Renata tem uma crise de identidade e conta com a ajuda dos pais e de uma amiga para se reencontrar.

Zezé, o miúdo guloso
Um rapaz destemido e a sua bela amiga vão viver aventuras juntos, e mesmo sem saber, ele parte em busca de outro tipo de equilíbrio!

O Meu Mundo de Papel
Num mundo imerso em afazeres da vida, onde o tempo escasseia, o pequeno Simão desperta a sua família de um modo inovador.
Participações e co-autoria

A solidariedade acontece
É com muita satisfação que, junto com os meus leitores, podemos apoiar uma instituição que trabalha com crianças em todo o mundo. A primeira edição

Diário, caderno, bloco de notas
Ter um diário pessoal pode ser uma boa estratégia para treinar a mente, serve para registar factos ou escrever qualquer tipo de assunto. O melhor

Como ajudar o meu filho a preparar-se para o futuro?
Não raras vezes, encontramos jovens à saída do ensino secundário com o dilema da área a prosseguir na universidade. Quadros de ansiedade são frequentes, estados

Crónica – Megafone – Público – Porco, para que te quero?
«Quem recorda o porquinho da infância? O meu ainda está vivo! De cerâmica, gravado com o nome. Existem soluções para todos os gostos: marcas, cor,

Porque precisamos de escutar os filhos?
Como pais ou educadores, julgamos que sabemos tudo e que as crianças não têm nada para nos ensinar?Ouvir as crianças obriga-nos a parar. Podemos sentir-nos

A solidariedade em Ação
Resultados da 1ª edição Amo pessoas. Penso em cada vida como arte. Desde cedo que eu reflito acerca da solidariedade. Penso nos mais fracos, nos