Biografia

WhatsApp Image 2023 11 13 at 13.20.03

Cadernos antigos de poesia 

Um poucochinho de mim…

O que guardo da minha infância? O cheiro da terra molhada, as botas de cano a partir as poças geladas, uma cadela de pintas pretas a quem vestia um lenço na cabeça.

Quem não se lembra da TV a preto e branco, do Bell e Sebastião, da Candy Candy e das Aventuras do Tom Sawer? Da coleção de livros de bolso Formiguinha e das Histórias sem tempo? Época das brincadeiras na rua e do jogo da macaca nos intervalos da escola…

O campo, o verde da esperança. Um baloiço na cabana. Sei ordenhar uma vaca. Voz contralto há muito. Gosto de ouvir histórias, do azul e de natas do céu.

A Arte, a minha paixão...

Em criança apresentei um espetáculo. As enormes redações indiciavam a tendência de escrita. Aos 12 anos, o meu primeiro texto publicado. 

Uma adolescente a escrever poemas em cadernos e a recitá-los a adultos, onde é que já se viu?

O meu desenho ‘solidariedade, contemplado com o prémio de originalidade, não supunha que anos mais tarde a sua autora criasse o projeto de voluntariado Pintas de Felicidade.
Integrei um clube de teatro, apresentando um monólogo para toda a escola, o experimento na arte da comunicação?

 

WhatsApp Image 2023 11 13 at 13.19.17 rotated

Desenho feito na adolescência

Gravacao Cozinha esta Ideia Mudar de Vida 8 1

Gravação do programa Cozinha esta Ideia

Percurso

Mudei de cidade, casei e regressei aos estudos em pós laboral. Criei dois filhos maravilhosos. Movida pela paixão de levar cor e criatividade à vida de crianças e jovens, licenciei-me em Animação Sociocultural, o CAP e o Curso de Gestão das Organizações Sociais. 

Lecionei durante vários anos, tendo desenvolvido iniciativas em escolas na promoção de relacionamentos saudáveis, intergeracionais, nas vertentes criativa e social e na prevenção de dependências. O voluntariado e o meu contacto com o público mais jovem constituíram bagagem intensa para os anos seguintes.

Participei em revistas físicas e digitais, em currículos para jovens, no livro Ser Mulher, na coletânea A vida é mais tempo alegre do que triste. Algumas das minhas crónicas podem ser lidas no (Megafone) Jornal Público. Desenvolvi uma marca pessoal, O Bando da Escrita e o Programa Cozinha Esta Ideia.

A Escrita nunca esteve distante

5 títulos infantojuvenis publicados (Muda) O Meu Nome (identidade, adolescência), Zezé, o miúdo guloso (vida saudável, escolhas), O meu mundo de papel (sonhos de vida, empreendedorismo), A Menina das Escadas (prevenção do  abuso sexual infantil) e o mais recente, Sosileto, o Ratinho Preto (fobia social, bullying, depressão, coragem, superação e perdão).

Amo arte e pessoas. 

Autoestima, respeito pelo próximo, amizade, prevenção do isolamento são alguns dos temas abordados em programas dinâmicos e envolventes, nas escolas onde tenho marcado presença, que levam à reflexão, tendo sensibilizado milhares de alunos

Foto Livros Andrea

Livros Publicados e o que ainda está por vir.

Zeze com Joao Canhoto scaled

Levando arte e valores para as escolas.

Visão

Acredito no poder da mudança, no potencial de cada criança. Não posso mudar todo o mundo mas posso mudar o meu mundinho.

E como a escrita é o meu esquimó ao sol, a criatividade não me deixa em paz e os pensamentos voam alto, mais histórias estão a caminho…

Bibliografia

Obras Literárias

Em 2020, Andrea Ramos lançou o livro (Muda) O Meu Nome, que vai já na segunda edição. Em 2021 lançou o livro Zezé, o miúdo guloso. Em 2022, lançou O Meu Mundo… de Papel. Em 2023 lançou A Menina das Escadas. Recentemente, nasceu Sosileto, o Ratinho Preto. Os 5 livros inserem-se na categoria infantojuvenil. 

Capa Muda o Meu Nome

(Muda) O Meu Nome

Renata tem uma crise de identidade e conta com a ajuda dos pais e de uma amiga para se reencontrar.

Livro Zezé O Menino Guloso de Andrea Ramos

Zezé, o miúdo guloso

Um rapaz destemido e a sua bela amiga vão viver aventuras juntos, e mesmo sem saber, ele parte em busca de outro tipo de equilíbrio!

Livro O Meu Mundo de Papel de Andrea Ramos

O Meu Mundo de Papel

Num mundo imerso em afazeres da vida, onde o tempo escasseia, o pequeno Simão desperta a sua família de um modo inovador.

A menina das Escadas Moockup fundo transparente

A Menina das Escadas

Duas histórias numa só, uma mãe não conformada com o silenciar do abuso, decide dar voz às vítimas onde a coragem será como renovo no meio da devastação.

Capa Livro Sosileto o Ratinho Preto

Sosileto, o Ratinho Preto

História ternurenta e que remete para o embaraço e humilhação que qualquer diferença pode provocar na vida de uma criança.

Participações e co-autoria

foto de oleksandr texto andrea missao cumprida
Adolescentes

Missão cumprida

Quantas vezes percebemos jovens que não sabem o que fazer no futuro? O dilema de escolher um curso universitário vem à tona à medida que se aproxima o final do

Ler o Texto Completo »
Scroll to Top