Biografia
Olá!
O meu nome é Andrea Ramos, nasci em Águeda a 25 de outubro de 1976. Vim de uma família tradicional, cedo comecei a trabalhar, tendo de interromper os estudos muito nova.
A arte sempre foi a minha paixão, assim como as pessoas. Admiro cada pessoa, a sua essência.
Na adolescência comecei a escrever poemas, uma forma de exprimir o que sentia. Mais tarde, casei, trabalhei, regressei aos estudos e fui mãe de um casal.
Sou licenciada em Animação Sociocultural pela ESELx – Escola Superior de Educação de Lisboa. Tenho o CAP e o Curso de Gestão das Organizações Sociais pela AESE Business School de Lisboa.
Há mais de uma década com o meu marido, demos início a um novo projeto: a empresa Masterfruits.
Colaboro com diversas organizações cristãs: OM Portugal, Adonia e COMACEP. Integro o comité de referência do Global Leadership Summit. Na área associativa, coopero com Parque Discovery, EurECA e APDASC.
Ao longo do tempo, pude desenvolver vários projetos em escolas, designadamente, na promoção de relacionamentos saudáveis, na área criativa, na área social e na prevenção de dependências. Colaboro há alguns anos em diversos acampamentos, em especial no Teenstreet Europe, como coach.
Por não me esquecer das pessoas que sofrem, decidi criar o Projeto Solidário e de Voluntariado Pintas de Felicidade que faz a ponte entre quem necessita e quem está disponível para dar.
Participei em diversas revistas de cunho cristão, em duas edições do Currículo Tás com Deus e sou coautora do livro Ser Mulher (Edições NA).
Atualmente dedico-me à escrita de livros infantojuvenis de forma a transmitir valores às camadas mais jovens, sobretudo a incentivá-los ao autocuidado, autoestima, respeito pelo outro e maior qualidade de vida.
Faço mentoria de escrita, ajudando pessoas que também têm a paixão pela escrita e que objetivam escrever um livro.
Partilho ainda com os meus leitores e seguidores textos e poemas, fotos e eventos em Escrever Porquê, assim como as maravilhas que vão acontecendo com os três livros publicados, como é o caso dos desenhos que as crianças me enviam.
Bibliografia
Obras Literárias
Em 2020 Andrea Ramos lançou o livro (Muda) O Meu Nome, que vai já na segunda edição. Em 2021 lançou o livro Zezé, o miúdo guloso. Recentemente, em 2022, lançou O Meu Mundo… de Papel. Os 3 livros se inserem na categoria infantojuvenil.

(Muda) O Meu Nome
Renata tem uma crise de identidade e conta com a ajuda dos pais e de uma amiga para se reencontrar.

Zezé, o miúdo guloso
Um rapaz destemido e a sua bela amiga vão viver aventuras juntos, e mesmo sem saber, ele parte em busca de outro tipo de equilíbrio!

O Meu Mundo de Papel
Num mundo imerso em afazeres da vida, onde o tempo escasseia, o pequeno Simão desperta a sua família de um modo inovador.
Participações e co-autoria

Diário, caderno, bloco de notas
Ter um diário pessoal pode ser uma boa estratégia para treinar a mente, serve para registar factos ou escrever qualquer tipo de assunto. O melhor

Como ajudar o meu filho a preparar-se para o futuro?
Não raras vezes, encontramos jovens à saída do ensino secundário com o dilema da área a prosseguir na universidade. Quadros de ansiedade são frequentes, estados

Crónica – Megafone – Público – Porco, para que te quero?
«Quem recorda o porquinho da infância? O meu ainda está vivo! De cerâmica, gravado com o nome. Existem soluções para todos os gostos: marcas, cor,

Porque precisamos de escutar os filhos?
Como pais ou educadores, julgamos que sabemos tudo e que as crianças não têm nada para nos ensinar?Ouvir as crianças obriga-nos a parar. Podemos sentir-nos

A solidariedade em Ação
Resultados da 1ª edição Amo pessoas. Penso em cada vida como arte. Desde cedo que eu reflito acerca da solidariedade. Penso nos mais fracos, nos

Crónica – Megafone – Público – Manteiga
«Amarelinha. É ver o pedaço de gordura esparramado na fatia de pão do pequeno-almoço, ou não fosse a fatia de gordura de 83%. Não obstante,